Bom dia meus amores.
Quanto tempo né... *sorriso amarelo*... Tipo ... titia Nanako andou ocupada e talz ...
Tá! mentira. Eu tava sofrendo da doença do 5S
- Sem Inspiração
- Sem Saco (conta como 2 s)
- Sem Tempo
e por fim...
- Sem Ânimo
Mas outro dia numa conversa com o queridissimo Zuriel, eu consegui tirar pelo menos um dos S, e surgiu uma ideia pra esta matéria que você vai ler agora.
O publico que lê esse bloguinho aqui, é indubitavelmente techie e/ou gamer. E claro, chega uma hora na vida de toda larvinha gamer, que voce começa jogar online e com isso, voce começa a dialogar com seus companheiros de equipe e seus oponentes e ai então finalmente voce precisa de um fone de ouvido com microfone, doravante chamado de HEADSET.
Ufa... tenta ler esse paragrafo ai de cima sem respirar e se empolgando como uma genki girl de anime. Foi desse jeito que eu escrevi ^^.
"Mas como eu começo a escolher um fone, moça ?"
Tudo a seu tempo, titia Nanako vai te ensinar o que voce precisa saber. E não, isso não envolve tirar as roupas.
Muitas coisas precisam ser levadas em conta, afinal, se um jogador casual vai passar pelo menos 4 horas com esse treco na cabeça, imagine um gamer hardcore. Tem que ser confortavel, ter um som claro e nítido, um microfone com um som limpo e ainda por cima, ser resistente. Claro que ser bonito conta muitos pontos também.
Alguns dos fones da Nanako |
MANTENDO SEU FONE NAS ORELHAS:
Atualmente existem 4 formas de se manter os escutadores do seu fone presos na sua cabeça. E duvido que nos proximos anos apareça alguma coisa diferente disso, acompanhem abaixo:
INTRA-AURICULAR |
- NECKBAND: Sao uma estrutura que passa por tras do seu pescoço e mantem as taças do fone no lugar com a ajuda de suportes de orelha. Geralmente nao dá pra ajustar
- ARCBAND: O fone de ouvido de arco tradicional, duas taças unidas por um arco de cabeça ajustavel (ou não)
- EARBUD: É quase um fone de ouvido intra auricular, voce fixa ele nas re-entrancias da sua orelha e eles mandam o som direto pro seu ouvido.
- INTRA-AURICULAR: Aqueles que você enfia no canal auditivo e eles ficam presos pelo proprio canal .
- EARHOOK: São ganchinhos que ficam por tras da orelha e mantêm o fone no lugar.
É importante saber também como você vai conectar seu fone ao dispositivo que você quer usar, afinal isso vai determinar AONDE você pode usar seus fones.
PLUG P2 |
- ANALÓGICO: Fones que se conectam com plugs P2. São aqueles plugzinhos de fone ouvido tradicionais, encontrados em quase todo lugar. A vantagem é que você pode conectar ele na maioria dos lugares sem maiores problemas.
- USB / DIGITAL: Como o proprio nome diz, se conectam ao seu dispositivo pela USB. Geralmente eles possuem processamento de audio próprio, deixando com cara de tacho quem investiu naquela placa de som super fodona, Sao compativeis principalmente com computadores, mas alguns fones podem ser usados no Preisteicho3, e as vezes vice-versa como é o caso do SONY PULSE.
- BLUETOOTH: Sem fio, Acho que se voce desconhece bluetooth, é melhor colocar seu playstation3 de volta na caixa e dar ele pra mim. Sao melhores que fones com transmissao IRDA / RFM mas nem todo dispositivo aceita. O seu espertofone é um exemplo bom de dispositivo com bluetooth. No que diz respeito a computadores, se eles ja nao tiverem suporte nativo, voce pode comprar um adaptador bluetooth e parear com seu headset.
- IRDA: Sem fio. O popular fone de ouvido INFRAVERMELHO. Também é sem fio, e alguns possuem uma qualidade excepcional. (eu tenho um da SONY que ta durando tem 15 anos) Alguns possuem alcance muito bom, mas se algum caipiroto se meter entre voce e o transmissor, ele para de funcionar. E eles não oferecem suporte a microfone. Podem ser usados em um vasta maioria de dispositivos.
- RFM: Sem fio por Radio Frequencia, Sao fones muito bons, mas requerem ajustes constantes de frequencia pra que o som seja transmitido corretamente. A grande maioria deles não possuem microfone e assim como os fones IRDA, eles também necessitam de um transmissor. Um dos headsets RFM mais famosos da atualidade é o Razer Chimaera.
Claro que só ouvir não é suficiente, se comunicar com seus amigos de equipe e xingar os oponentes é simplesmente imperativo.Pra isso que os microfones se tornam necessários em qualquer headset de respeito. claro que nem sempre ele precisa estar na sua cabeça. O microfone pode ou não ter cancelamento de ruido, que ajuda a impedir ruídos "indesejáveis" na comunicação.
MICROFONE DE HASTE COM CANCELAMENTO |
- Microfone de haste: Sai de uma das taças do fone e fica na altura da sua boquinha. Pode ser pivotante ou retrátil. A campeã de microfones retrateis é a SteelSeries, praticamente todos os modelos dela tem essa característica
- Microfone de Mesa: É um microfonezinho com um pedestal e fica, obviamente, na sua mesa.
- Microfone de lapela ou de cabo: O microfone fica no cabo do seu headset, podendo estar perto do controle de volume.
- Microfone embutido: Fica no interior de uma das taças e tem a mesma funcionalidade do microfone de haste, mas sem comprometer a estética do conjunto.
- Microfone da Webcam: Acho que tá auto-explicativo né ?
A gente uma hora ou outra ia ter que entrar no ambito de qualidade sonora. A vaaaasta gama de headsets e fones de ouvido por aqui, tem a frequencia variando de 20 a 20.000 Khz, que no fim das contas é a faixa de frequencia que você escuta efetivamente. Existem fones por ai com frequencias maiores, e isso significa SIM, maior pureza, claridade e nitidez. Temos a sensibilidade do fone, que também ajuda na definição do som que sai dele (quanto mais melhor), potencia (quanto maior, mais alto o fone consegue soltar o som) e impedancia, (que a grosso modo também tem a ver com a potencia do bichinho, quanto maior o valor de impedancia, menos voce precisa aumentar o volume pra que o som saia alto)
Contudo, nada melhor do que voce efetivamente experimentar os fones quando possivel. Mas se nao der, fique com marcas boas. Nada daquelas que voce nunca ouviu falar, ou que estejam fora da relação preço/reconhecimento. Afinal um fone da AKG nao vai custar R$40,00. Se voce achar um nesse preço, desconfie... MUITO.
Aqui vai uma tabelinha pra que vocês consigam escolher fones de ouvido bacaninhas, brinquem bastante com a variação dos valores até encontrar alguma coisa que lhe agrade :
Não vou explicar cada coisa, porque eu não quero dar um nó na cabeça de ninguem, alem do mais quero que quando voce terminar de ler o post voce va comprar seus fones de ouvido, e nao que comece a dormir e babar no meio do meu post.
Resposta de Frequencia : 20 - 20.000 Hz (é o que o seu ouvido consegue identificar, NÃO tem a ver com a qualidade do som, mas com a capacidade que os drivers da caixa tem de lidar com as faixas de frequencia dos diversos sons do espectro auditivo, como falado anteriormente representa pureza, claridade e nitidez. Representa tambem a frequencia a qual o driver responde ou deixa de responder.)
Impedancia: 32 Ohms (A maioria dos fones lida bem com essa impedância, e a maioria dos aparelhos também, é o valor de saida eletrica do aparelho e como ele se comunica com o fone.)
Potencia: Em torno de 100mW a 200mW (Seria o que o seu fone precisaria para poder lhe dar uma saida de som confortavel e fiel) Os valores minimos representam o quanto de volume ele precisa pra dar a saida de som correta e os valores maximos representam o quanto ele aguenta sem explodir. Existe ainda a potencia de saida, que é a informação mais comum de se achar na caixinha, ela trata-se da força capaz de fazer os drivers do fone tocarem. Também tem a ver com o volume com o qual o fone vai soar.
ORCA ... e não... não tem nada a ver com o meu peso. |
To esquecendo alguma coisa ? Ficar velha é uma merda ...
Ah sim. O tamanho das taças, e não, isso não tem nada a ver com o meu soutien, seu despudorado.
TAÇAS:
JÁ FALEI QUE NÂO TEM NADA A VER COM SOUTIEN ! |
Variam de acordo com o que você quer. As maiores ficam do lado de fora da orelha e provém um isolamento acústico passivo pra que o que interessa fique dentro e o que não interessa fique do lado de fora, as médias são aquelas que ficam por cima da sua orelha, nem mais e nem menos, sendo muito propensas a interferências externas que podem comprometer a qualidade de áudio e a sua experiencia gamer. E por fim os intra auriculares. Você enfia eles no canal auditivo e eles costumam "vedar" o som que você escuta.
SURROUND:
Uma das grandes "novidades" do mercado de fones, principalmente no ambito gamer da questão, é a capacidade de um headset ou headphone de gerar um som com ambientação posicional, como de cinema. O que te dá a vantagem tática de saber por onde seu inimigo está vindo e o que te cerca. Afinal o ser humano é um animal predatorio e a capacidade de posicionar os alvos atraves da audição é uma capacidade a ser utilizada, os meninos em especial tem isso muito mais desenvolvido.
Existem dois tipos de surround, o real e o emulado. A maioria dos fones possui surround emulado, que é conseguido através do subsampleamento das frequencias, fazendo ela parecer que o som está vindo de um lugar, mesmo quando seu fone só tem dois drivers de som. Bacana né ? Já o surround real caracteriza-se por ter um conjunto de microdrivers dentro das taças do fone, fazendo com que eles funcionem independentemente. Logo, quando voce escuta um som vindo de algum lugar, realmente tem um falante ali fazendo o trabalho dele. O surround real tem uma precisao audiófila muito maior que a do surround emulado, mas ambos sao bons em todos os casos.
Sinceridade mesmo ? Só conheço dois fones com surround real, um é o Zalman Theatre 6 (ZM-RS6F) e o Razer Tiamat 7.1. Pode ser que existam mais, mas eu nao conheço.
Bom, espero que isso tenha ajudado a esclareceras duvidas e te ajudar a escolher os melhores fones pra voce jogar e desfrutar do melhor som
Beijinhos da Titia Nanako