Bom dia meus queridos, sentiram minha falta !?
Estávamos discutindo sobre as postagens do blog e a gente no fim das contas descobriu que geralmente eu acabo criando textos pra cá quando eu compro algum brinquedo novo, ou quando eu estou doente.
Bom ... estou com uma sinusite cronica ... então deve ser por isso que eu estou aqui fazendo este artigo.
Como vocês notaram, ele é um artigo diferente. Eu estou expandindo os horizontes do blog, então nao colocarei mais tags no título, o que inclusive estava deixando o blog com um visual meio bobo.
Hoje falaremos de THE BIG BANG THEORY, uma profunda desavença entre amor e ódio por parte dos tele-espectadores.
Tem quem ame e diga que é uma das series de humor inteligente mais expressivas dos últimos tempos, e ao mesmo tempo, tem quem odeie do fundo do coração pelos mais variados motivos.
Quanto a mim, eu gosto e desgosto ao mesmo tempo.
Mas o caso é que, fazendo um apanhado geral do que é NERD, do que pauta a cultura social hoje em dia e como as coisas evoluíram, TBBT (the big bang therory) é uma série antiquada, que envelheceu mal em seus conceitos, mas que ainda pode ser muito divertida quando perdoamos algumas coisinhas e entendemos outras. O artigo a seguir revela minhas opiniões pessoais e de juízo de valor. Da mesma forma que qualquer fã tem o direito de dizer o que pensa, eu também tenho.
Nerd é uma gíria da década de 50, que teve suas origens nos guetos do MIT, que caracterizava depreciativamente o pessoal envolvido com a Northern Eletric Ressearch and Development. Esse pessoal era a elite do que tange o CDF, até mesmo pra o pessoal do MIT.
Dados a serem parias sociais porque passavam mais tempo debruçados sobre suas pranchetas e dados de pesquisa. Normalmente falavam só de trabalho, tinham poucos colegas e hobbies pouco socialmente bem vistos na época (encher o cu de cachaça nas festas da faculdade era mais aceitável do que ficar em casa e ler um livrinho ou se deliciar com musica clássica de boa qualidade).
Os NERDs também tinham uma indumentaria distinta que os tornava facilmente identificáveis para os valentões de plantão. As roupas sociais eram um requisito do trabalho, as canetas esferográficas da época eram tão confiáveis quanto um político nacional, portanto eram mantidas dentro de um plastico para que no caso de um eventual vazamento, ele não manchasse o bolso da camisa. Os óculos de aro grosso eram pra suportar as lentes de vidro pesadas, oriundas de varias horas de desgaste visual. (Não se falava em lentes de policarbonato e resina) e os corpos franzinos ou demasiadamente obesos vinham da falta de exercício físico ou alimentação inadequada.
Eis ai o próprio estereótipo que o cinema americano imortalizou como os párias sociais e possíveis vitimas de abuso dos colegas de escola.
No fim das contas a máxima ainda prevalece: "Existe uma relação entre ser inteligente e ser nerd, ou melhor, há uma correlação inversa maior ainda entre ser nerd e ser popular. Se ser esperto parece fazer a pessoa não popular". A velha exaltação da mediocridade.
CULTURA NERD:
Então no tempo livre entre levar um cuecão e outro, ou entre ser vitima de bullying do jogador de futebol americano que não consegue correr e respirar ao mesmo tempo e a cheerleader burra que vai trabalhar o resto da vida como garçonete de um restaurante pequeno, os nerds se divertiam.Lembrando que eles achavam estudar divertido também, mas não é esse o caso. Nos redutos nerds, encontrávamos quadrinhos, livros de ficção, fantasia medieval e etc. Posto que esses foram as raizes do RPG moderno como conhecemos. Fora a tecnologia que sempre crescente, despertava o interesse nerd cada vez mais e mais, principalmente no que tange os computadores, que na época eram luxo para poucas empresas (*tosse*) NORTHERN ELETRIC (*tosse*).
E claro que os nerds se socializavam muito melhor com outros nerds do que com os baladeiros da escola.
É mais ou menos assim... MAIS OU MENOS, EU DISSE !!! |
ONDE ISSO ENTRA EM THE BIG BANG THEORY ?
The Gang Bang Theory .. no ... wait ... !!! |
Sheldon, Leonard, Howard e Raj são cientistas, de cadeiras obscuras como Física Teórica, Astro Física, Física Experimental e o que quer que o valha. Ótimo, temos o pessoal da Northern Eletric, agora vamos faze-los totalmente socialmente inaptos como eram os nerds de 50 e dar Hobbies culturais dos "nerds" de hoje pra eles. O que também faz sentido, já que eles são um bando de marmanjos barbados com pelo menos 30 anos nas costas cada um. Cada um deles vivendo suas vidinhas e dando vazão a seus interesses e impulsos. Me deixem saber se eu escrevi alguma bobagem até aqui. Os meninos jogam RPGs online, de mesa, possuem uma coleção invejavel de videogames, leem e colecionam quadrinhos, alem da pilha de memorabilia que eles possuem decorando a casa, um verdadeiro santuário nerd que nos dá plano de fundo para a maioria das tiradas e tramas de TBBT
Me de um biscoito, eu ainda não falei nenhum palavrão nessa porra.
ESTEREÓTIPOS DE MONTÃO:
Temos os NERDS (Leonard, Raj, Sheldon), temos cientistas do MIT que desprezavam os NERDS (Amy e Bernardette), a cheerleader burralda (PENNY), o geek (Stewart), o NERD que mora com a mãe (Howard) e uma galerinha que vai aprontar de montão em clima de muita azaração. Tudo isso temperado com celebridades e sub-celebridades do universo nerd, geek e cientifico. (Will Wheaton, Stephen Hawking, Stan Lee, James Earl Jones, Bill Nye e por ai vai) E é justamente aí que a série começa a degringolar e os públicos se misturam e ao mesmo tempo se distanciam.
Nerds, Esportistas Fanfarrões, Cheerleaders acéfalas, Intercambistas, Parias Sociais e toda a turma do colégio. |
BIG BANG é uma serie que se pauta no humor machista, depreciativo e preconceituoso, assim como todas as series americanas. Mas também cravejado de piadas pseudo-inteligentes / semi-intelectualoides pra que o tele-espectador se sinta parte de um universo e consiga rir disso. É por isso que BigBang é uma serie pra pessoas que acham que é assim que é a vida de um nerd, como é um nerd e mais importante, como os nerds se divertem. Em resumo é uma serie que faz uso de estereótipos dos anos 60 no mundo de 2014, para públicos com a mentalidade dos anos 80.
BIZNAGUEIROS E FANFARRÕES:
Ok, agora vamos aos fans de series assim.
Como ser um Biznagueiro legítimo e ser o otário da sua turminha |
Pergunte pra algum deles o que é um nerd. Ele vai te descrever um personagem de TBBT. Sem tirar nem por. Ou seja, essa pessoa desconhece a vastidão do mundo nerd e geek. E vai tomar aquilo como uma verdade absoluta. Eu me considero nerd, e eu nao me ofendo com TBBT, me ofendo com os fãs, que vem me perguntar os maiores despaupérios nerd como se fossem algo de outro mundo, só porque viram em TBBT. (É verdade que vocês ficam fazendo piadas com o Acelerador de Particulas ?... Huh Huh Huh)
E tem outro tipo mais nojentinho ainda, que é o pseudo intelectualoide, que ve TBBT, acha que as piadas são engraçadas, principalmente as de cunho cientifico aprimorado, que ele não consegue entender, repete elas na vida real e ainda começa a usar gírias e termos da série. "Bazinga!" e afins. (Teve um que veio me falar que nao é BAZINGA, é BIZNAGA. ...obviamente que o que impediu um apaixonado beijo entre meu pé e os dentes dele, foi a polícia)
.
Pra não falar das piadas com descobertas cientificas e coisas assim. (eu não vejo mais graça em piadas com o Bóson de Higgs e nem com o Amplo Colisionador de Hádrons... como se elas um dia elas de fato tivessem graça)
Outro caso que me deixou bastante pau da vida aconteceu com Kunal Nayyar (Raj) ao ir puxar assunto com uma moça no aeroporto trajando uma camisa com o popular logo BAZINGA. Ela disse que não sabia quem ele era no seriado e que só estava usando a camisa porque era "cool" e estava na moda. Chegando a falar que era "de um desses seriados da tv". É ou não é pra matar um cristão. Se eu trabalhasse na série, depois dessa iria repensar meus rumos de carreira ...
EM RESUMO:
Big Bang é uma serie que diverte, mas é necessário um processo muito extensivo de separação do joio e do trigo pra que você tenha um aproveitamento maior da série. Eu particularmente gosto, acho algumas piadas inteligentes, mas outras jogam na sua cara que você é burro.
Big Bang não é uma série pro nerd verdadeiro. É uma serie feita por gente que acha que é nerd, pra quem acha que é nerd.
Vocês podem vir aqui me chamar de fã putinha, fanboy, fangirl, fantreco e o caralho ao cubo, mas eu vejo gente citando TBBT como uma serie de humor cult, refinado, inteligente e o escambáu. MAS NÃO É ASSIM! TBBT é uma série que faz você rir, rí com voce, mas que no fundo no fundo, passa a maior tempo rindo DE VOCÊ. principalmente se voce é um dos afetados que acham que usar xadrez, iPhone, uma camisa escrito BAZINGA e Rayban de Tarado faz de você, um nerd.
Agora eu vou ali porque Bravely Default me espera.
Beijos da Titia Nanako pra você