quarta-feira, 10 de abril de 2013

NANATECH: SOUND BLASTER RECON 3D PCI-E




Bom dia meus amores... sim, eu sei que fiquei tempo demais sem postar, mas a vida de uma pessoa assalariada e sem horário fixo acaba com o animo de qualquer um, eu chegava em casa e em vez de fazer minhas tarefas eu só pensava mesmo era em dormir.
Ademais ... BORDERLANDS2 e BATTLEFIELD3 estão drenando minha vida ... o que por um lado é ruim pra todos vocês, só reforça a ideia de que quem está no comando do blog é uma pessoa entendida e viciada em games e que sabe o que está falando na maioria das vezes mas que é uma puta duma irresponsável por deixar vocês abandonados e sozinhos... well... life...

 Enfim...

Meus queridinhos, vocês sabem o que é som ?
O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica. É uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais, como os sólidos, líquidos ou gasosos. Por incrível que possa parecer, o som também se propaga no plasma.

E a audição, vocês sabem ?

A audição é oriunda do latim auditione e é um dos cinco sentidos dos animais. Trata-se da capacidade de perceber o som. O órgão responsável pela audição é o ouvido, capaz de captar sons até uma determinada distância, dependendo da sua intensidade ou nível de pressão sonora.
Claro que são conceitos muito mais complexos mas que se eu fosse entrar em mais detalhes científicos vocês iriam ficar de saco cheio e ir embora ... nyu.
RECON 3D
E aonde eu quero chegar com isso tudo...? Quero chegar no review techie de hoje, a SOUND BLASTER RECON 3D PCIe.
Eu já estava bem cansada do som onboard da minha maquina e quando um dos plugues da onboard ficou bambo, eu não tive duvidas, decidi que assim que desse eu iria comprar uma placa de som decente pra poder suprir minhas necessidades gamicas. Mas eu não queria qualquer bosta. Eu queria uma placa de som de gente (genius, encore, leadershit, merdlaser e afins são "qualquer bosta") . Fiquei em duvida entre a ASUS DGX ou a Creative Sound Blaster Recon 3D.
Por inveja pura de um colega de trabalho que comprou uma placa mãe da AsRock que vinha com um "game blaster" (uma versao miniatura da recon3D) eu apelei e peguei a recon mesmo.
Game Blaster da AsRock x79 Extreme 9
" A inveja es una mierda, toby!" Bom... falemos do que é importante no fim das contas.

O QUE É ?
Uma placa de som muito cavaluda, com vários recursos embarcados pra atender até aos ouvidos mais exigentes e consumidores mais chatos.
 
MAXIMUM RAW POWAAAAAR !!!
QUANTO É ?
Eu paguei R$ 451,90 na minha e na época foi uma pechincha.

PRA QUE SERVE ?
Olha ... pra TUDO o que você pensar (sem piadas como "pra fazer café"). Se envolve som, essa belezinha da conta do recado lindamente.

POR QUE EU DEVERIA QUERER ?
Se você é um gamer calejado, entusiasta de audio, possuidor de um conjunto de caixas de som possantes e de boa qualidade, eu nao vou nem lhe responder. Mas pra quem é um techie ou geek que tá chegando a pouco de fora, a RECON3d é uma placa de som com varias funcionalidades que nem de perto a sua placa de som onboard pode te fornecer.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Olha, sinceridade, quando eu tirei da caixa eu esperava que ela fosse maior, e a quantidade de acessórios incluídos não ajuda muito, mas fazer o que. A embalagem é muito bonita, mas sem muita frescura. (hoje eu estou usando a caixinha dela pra guardar maquiagem... detalhes detalhes) Quando eu tirei da caixa, encontrei um CD de drivers, um guia de papel pra instalar e a própria. Dependendo do pais aonde você comprar seu hardware ela virá com um microfone de amplo espectro (o array mic). O acabamento dela é muito bonito, com os plugs bem firmes e com um plug dourado metálico, só pro fone de ouvido. Entraremos nisso mais tarde.

ANATOMIA
As placas da Sound Blaster possuem um acabamento diferenciado daquele verdão das placas de outras marcas. No geral elas sao preto esmaltadas, o que alem de deixar elas muito bonitas, aumenta enormemente a durabilidade do PCB (printed circuit board) (ou circuito impresso). As conexões são douradas, mas duvido que sejam banhadas ou de ouro, provavelmente são de aço ou latão, mas pelo preço que se cobra por uma placa dessas, ate poderia ser. Do lado dos jacks, todos são muito firmes robustos e resistentes, principalmente o dedicado ao fone de ouvido. O diferencial desse plug é justamente a sua pré amplificação para fones, com 600 ohms a mais de potencia, só pra que você receba a qualidade mais cristalina e um som de arrebentar quando você estiver com seus fones de ouvido gamer (imaginem isso no meu orca !!) Fones normais vão soar ótimos, mas ao mesmo tempo vai trazer a tona o potencial oculto dos fones profissionais que a maioria dos equipamentos de som domésticos de hoje em dia não consegue alcançar. Ela tem um selinho dourado embaixo escrito THX CERTIFIED. Só isso já é o bastante pra estufar o peito, encher o sutiã e falar que você é foda.
SoundCore 3D - O segredinho da RECON3D
O coração da recon3d é o SOUNDCORE 3D, um processador de audio multi-núcleo (placas de som possuem processamento, mas nas muito vagabundas, ele é feito pelo processador central do computador), que desafoga o processador de fazer calculos aritimeticos complexos para os algoritimos de som cada vez mais realistas de nossos games e filmes, deixando ele livre pra fazer o que importa.


PILOTANDO A RECON3D
Eu já esperava uma qualidade fora dos padrões com essa menininha, mas ela nunca cessa de me surpreender, principalmente com a entrada pré amplificada para o fone de ouvido. Sons muito mais limpos e cristalinos, alem do aumento de performance para games que usam os recursos EaX da Sound Blaster e que possuem perfis próprios pra uso da mesma.
O software onboard da Sound Blaster possui um mixer integrado, com varias funções, como decodificação digital THX, CrystalVoice que serve para fazer o seu microfone soar nitidamente como um microfone de estúdio, por pior que ele seja, equalizadores de amplo espectro e por fim... SCOUT MODE.
"Pelo nome isso parece interessante, Tia Nanako. O que é esse SCOUT MODE ?"
Os deliciosos engenheiros da Sound Blaster desenvolveram uma tecnologia que amplifica o espectro de áudio dos passos e barulhos que seus inimigos fazem quando estão em combate, fazendo voce ouvir eles antes que eles possam ouvir voce. Chega a ser quase injusto com os outros, QUASE. Saber aonde eles estão e ser um vesgo não ajuda em nada, pense nisso.
No Battlefield3 e nos Call Of Duty mais novos, o SCOUTMODE é o pesadelo dos snipers porque voce consegue escutar claramente os pentelhos prendendo a respiração. É muito bacana e não é considerado cheat em nenhum servidor. (Se fosse assim, gaming gear seria cheat)

CONSIDERAÇOES FINAIS:
Não me arrependo de ter comprado ela e ter pago um preço relativamente caro, mas pelo que é valeu cada centavo, principalmente por eu estar jogando muito ultimamente, principalmente online. Fazia muito tempo que eu não comprava uma placa de som porque eu achava que as onboard estariam me atendendo bem, ainda mais por causa das constantes melhorias, mas como eu estava enganada... pra variar.

PRÓS:
  • SOUND BLASTER
  • Certificação THX
  • SCOUT MODE
  • Saída pré amplificada para fones Studio Grade
  • Suporta saídas frontais do seu PC
  • Possui entradas e saídas ópticas pra voce ligar o seu PC no home theatre


CONTRAS:
  • Um pouco cara pra os padrões normais de hardware
  • Requer um slot PCI-E (a maioria dos gamers mais pobres ainda usa placas com poucos ou nenhum slot desses)

Por fim, a Sound Blaster nos presenteou com uma magnifica adição a familia gamer de placas de audio que ela mantinha. Horray. Esse é um produto com certificação PLATINUM da Casa da Nanako. Se voce ainda não comprou, corra pra comprar !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário