sexta-feira, 20 de julho de 2012

NANATIPS: Extraindo mais da sua rede

Meus amores, eu sei que titia Nanako ficou um tempão sem postar nada, afinal com um Xbox cheio de joguinhos pra poder jogar, ainda vendi minha alma para o Skyrim (aguardem review dele daqui a pouco, apesar de um pouco atrasada). Então eu peço minhas sinceras desculpas pra quem ficou com saudade, mas já que eu to com um tempinho livre, eu resolvi falar de uma coisa muito importante e uma queixa frequente de quem usa banda larga no Brasil (claro que se você usa uma merda igual a banda larga da Net ou da Oi, essa matéria não vai te ajudar nem um pouco) lag e instabilidade na conexão, alem de frequentes quedas de desempenho e as vezes ficar longe da velocidade de download que se espera.

Ele não está cagando ... Isso é LAG RAGE
Afinal a gente quer jogar sem lag, baixar os nossos arquivos rápido, e ainda poder usar streaming em sites legais (youtube, red tube, xvideos e etc). Pensando nisso tudo, e passando por isso tudo, eu resolvi falar de uma coisa que pouca gente esquece.

Isso mesmo. Os testes feitos por nossas nerds gostosas indicam que o culpado pode estar entre o seu modem e seu pc/roteador. O CABO DE REDE !!

Não e novidade que no Brasil tudo seja vagabundo ao extremo, temos políticos vagabundos, produtos vagabundos, empresas vagabundas (multilaser, leadership e afins), dançarinas vagabundas, funkeiros vagabundos (apesar que todo funkeiro e vagabundo ...) e afins.

O caso pra quem não sabe, e que existem varias categorias de cabos de rede (as mais usadas são as 5 e a 6) e normalmente as grandes empresas de banda larga, que querem mais e que você se foda e fique na pista da esquerda enquanto o resto da banda vai sabe-se la pra onde, te mandam um cabo categoria 5 feito do material mais vagabundo que eles puderem arrumar, já vi modem ser entregue com cabo achado no lixo. e isso e verídico.



EU NAO TENHO 56K!!! PORRA !!!!
Então pra conseguir arrancar um pouquinho mais de desempenho da sua banda larga, vale a pena tentar descolar um cabinho de rede categoria 6 (que são cabos com suporte a conectividade em portas GIGABIT que hoje em dia são comuns em qualquer computador decente e em qualquer modem / roteador igualmente decente). Os cabos categoria 6 alem de suportarem velocidades maiores no modo full duplex, são protegidos contra uma vasta gama de interferências externas que podem mandar o seu sinal pras cucuias.

Eu fiz o teste e eu tive um ganho de estabilidade de pelo menos 5%, o que parece pouco, mas não é.

"Tia Nanako, eu decidi que vou trocar os meus cabos de rede, como eu faço"
Ok meu querido, vamos lá que vai ser bem simples, o cuidado que você precisa ter é ao comprar o bichinho, e não ao trocar, afinal os cabos de rede vem com conectores "anti-burro" então cê tira de um lado e bota no outro e pronto.



Categoria 6 Blindado - Ohhhh yeaaaaah

Os cuidados que você precisa são exatamente os mesmos que você tem ao comprar remédios ou peças de performance pro seu computador. Preste atenção nas marcas! Aqui no Br uma das melhores marcas e que não é tao cara assim, é a FURUKAWA. Então se possível, compre deles. Outra coisa muito importante é usar sempre o cat6, mesmo que seja para dispositivos de baixa performance.


FURU... KAWA ^^.

De preferência para cabos com conectores blindados também, nunca é demais e nem é tão mais caro assim.

Vale lembrar que melhora alguma coisinha, mas não faz milagre nenhum hein.

Beijinhos da tia Nanako.

Nenhum comentário:

Postar um comentário