quinta-feira, 10 de maio de 2012

NANAPLAY : PAYDAY - The Heist


Left 4 dead, Assalto a Banco, Palhaços, Armas, Policia, Drogas, Dedets, Negão sem Capacete, Putakipariu!!! PUUUUUTAKEEEOPAREEEEEO !!!!!!!!!

Começamos bem o Nanaview com um joguinho um cadim underground (alias eu to reparando que quando eu não to falando de lançamentos que ninguém conhece, eu estou falando de jogos bons que ninguém conhece) 

Insólito?! Não, nem um pouco...

INTRODUÇÃO:
No fim das contas vamos ao que interessa. Provavelmente você já ouviu falar em left 4 dead em algum ponto da sua vida (se ainda não ouviu, me pergunto sinceramente o que está fazendo aqui) a dinâmica de jogo “4 players contra o resto do mundo” gerou muitos frutos bons, inda mais com a chegada de multiplayers online e com consoles com mais de 4 controles. Mas enfim. Payday (saúde) usa essa mesma dinâmica de gameplay, mas com um “twist” que com certeza vai agradar quem jogava GTA só pra caçar briga com a polícia.

A cana, chefe!! A cana tá chegando...

HISTORIETA:
Payday (cherim de ovo...) conta a historia de 5 criminosos, BANE é o cérebro das operações enquanto WOLF, DALLAS, HOXTON e CHAINS, (os players ) são o operacional. São 6 episódios de diferentes tipos de delitos, onde eles vão fazer de tudo pra se dar bem, De assalto a bancos até invasão de joalherias, tem sempre alguma coisinha que vai agradar ao seu vândalo interior.

Claro que a policia não vai deixar isso barato e vai fazer o que estiver ao alcance dela pra melar o esquema.

...A cana ?!?! Filhas dumas putas, como é que me descobriram aqui !?
 
GAMEPLAY:
Falemos um pouco de left 4 dead. 4 pessoas num apocalipse zumbi se ajudando mutuamente, tentando sobreviver e chegar sãos e salvos a um destino que talvez possa significar a escapar de uma vida de sofrimento.

Agora com as devidas adaptações, temos a dinâmica do Payday (tá, parei com a piada). A gangue são os 4 survivors, a policia são os zumbis, e a vida de sofrimento é a falta de grana e a pobreza.

Claro que como em left 4 dead, temos varias unidades especiais que podem dizimar a equipe num piscar de olhos se ninguém tomar uma atitude. 

TAAAAAANK !!! Opa... jogo errado ...

Os controles são bem comuns a grande maioria dos FPS e o joguinho conta com um sistema de níveis (o dinheiro acumulado) que conforme aumenta, permite o uso de equipamentos e habilidades melhores (claro que a policia não ia ficar parada no canto dela e quanto mais alto o seu nível, pior vai ser pra você). Adicionalmente o jogo contem “perks” que são bônus que você pode oferecer a sua equipe, mas dos quais você não se beneficia diretamente. (Algum outro membro tem que equipar um perk pra que você possa se beneficiar dele) Graças a deus, não temos friendly fire, como é o caso de left 4 dead, mas ao mesmo tempo a quantidade de munição que você carrega é pouca.

Payday foi feito pra ser jogado em multiplayer, mas ao mesmo tempo a AI não é tão hediondamente burra como a do Left 4 Dead, então se você não tem 3 comparsas com você, pode contar com a ajuda cybernetica. (O Jogo tem uma modalidade de open play onde você vai cair junto com um monte de gente desconhecida, amizades muito bacanas podem brotar dessa modalidade, mas não é muito do meu agrado)

Pica-pau desceu as cataratas... MAS NÃO VAI SUBIR NINGUÉM !

 
Varias dificuldades estão disponíveis no joguinho, pra tornar o gameplay accessível para vesgos e para snipers carimbados.

Os fãs de call of duty e battlefield vão curtir a possibilidade de fazer pontaria “over the hip” além da possibilidade de disparar “on the ironsights”, tornando seus tiros muito mais precisos.

Seu personagem pode atingir o nivel 145 em 3 especializações, medico, support e assault. Cada qual com equipamentos, bonus, perks e armas diferentes, que fortalece ainda mais os laços e estimula o desenvolvimento de um teamplay entre os componentes das equipes.

A quantidade de reféns que você faz durante a rodada é o numero de vezes que sua equipe pode “ressuscitar” um membro incapacitado (você pode fazer inclusive os policiais como reféns)

Apesar de toda a violência, o jogo desencoraja o assassinato indiscriminado de pessoas inocentes e civis desarmados, penalizando o jogador em dinheiro e tempo de respawn.

Mirando com as Ironsights

VISUAIS:
O jogo teve um cuidado todo especial com as partículas (estilhaços de vidro e afins) , sendo visualmente bonito e ao mesmo tempo leve (eu rodei ele numa GTX 8600 sem maiores problemas) mas claro que ter uma placa de video mais potente ajuda muito. Não tenho do que reclamar e o jogo não apresenta bugs visuais gritantes. Efeitos de clima em determinadas missões, bem como a iluminação dinâmica, são a cereja do bolo. Houve a preocupação de colocar personalidades diferentes pra cada player, de modo que eles fiquem bem individuais, por exemplo, Chains é negro e fala como alguém que veio do Bronx, ao mesmo tempo que Wolf tem um quê de frances, Dallas é o tipico americano e Hoxton é inglês. Os personagens tem biotipos diferentes, que não influenciam no gameplay, mas que ajudam no “role play”. Os menus sao simplesmente lindos, com fotos realistas dos personagens e funcionalidade simplificada, pra você fazer o que tem que fazer e configurar o que tem que configurar sem maiores complicações.

REPLAY:
vários achievments, medals, e possibilidades de personalização, dão à Payday uma sobrevida muito grande, a única pena é que o jogo só possui por enquanto 6 episódios e que acabam cansando quando você não tem companhia. O jogo tenta compensar isso com o acontecimento de eventos aleatórios nos episódios, que podem favorecer ou complicar a sua vida de vez.

Essa porra emperrou de novo ?! Malditos chineses !!

VEREDITO:

Payday é um jogo que merecia ter recebido mais atenção, pela proposta inovadora e por poder libertar o criminoso que há dentro da gente (talvez seja por isso que o povo fala pouco dele, os pais não ficaram muito felizes com a ideia). Eu gostei muito do que o pessoal da Overkill Entertainment fez e dos resultados finais. O jogo merece uma avaliação NANASILVER e com certeza merece uma chance.

PROS:
Diferente e Divertido
Engraçado
Muito bem feito
Se beneficia do gameplay já consagrado de jogos mais famosos
Nível de dificuldade progressivo transforma você de capanga, no Dom Corleone, sem você perceber

CONTRAS:
Poucos episódios pra serem jogados
Pouca gente jogando
Pouco conhecido

Payday está disponível para compra na Steam e na PSN e custa baratinho.


Galerinha, peço desculpas pela review curtinha e simplificada, mas tive pouco tempo pra tirar as screenshots, e usei a maioria delas diretamente da internet, espero que me perdoem sinceramente e deem crédito aos donos das screens. (Eu estava fazendo a sessão fotográfica do DeathAdder, por isso nao deu pra me empenhar muito no Payday, que alias funciona que é um charminho com o mouse, leiam a review do death adder também)

Até a próxima review gente, e espero que vocês estejam gostando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário